43
Mecânica Vetorial Para Engenheiros - Dinâmica - 9ª Ed. 2012

Exercícios resolvidos: Mecânica Vetorial Para Engenheiros - Dinâmica - 9ª Ed. 2012

Ferdinand BeerIBSN: 9788580551433

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +6.701

Exercício

O valor da aceleração da gravidade g em qualquer latitude ϕ pode ser dado pela fórmula

onde o efeito da rotação da Terra e também o fato de que a Terra não ser esférica foram levados em conta. Determine até quatro casas significativas (a) o peso em newtons, (b) a massa em quilogramas nas latitudes 0°, 45° e 90° de uma barra de prata, cuja massa foi oficialmente definida como 5 kg.

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Como já vimos, o peso é como se fosse a força da gravidade a qual puxa essa certa quantidade de massa para baixo, ou seja, é a relação da massa do corpo com a aceleração da gravidade na qual esse corpo se encontra, e é expresso em Newtons. Para calcularmos o peso de um corpo utilizando a aceleração da gravidade, empregamos a equação 12.6 deste livro. Vamos ver melhor?

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

Assim, para resolver esta questão, primeiro adotamos . Assim, temos que:

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora, para , temos que:

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

E então, para , temos que:

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Agora, precisamos entender que o valor do peso de um corpo está relacionado à força da gravidade que atua sobre ele. Na letra a deste problema, percebemos que os valores dos pesos da mesma matéria são diferentes, variando o valor da força da gravidade, porém a massa do corpo não muda, mesmo que seu peso se altere, e, neste caso, a massa é de 5 kg. Portanto, como as gravidades são diferentes, os pesos também serão, mas a massa se mantém.

Exercícios resolvidos no Capítulo 12

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.