11
premium

Exercícios resolvidos: Microbiologia - 10ª Ed.

Gerard Tortora, Berdell Funke, Christine CaseIBSN: 9788536326061

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.598

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Você estudou que, em um de seus experimentos, Alexander Fleming, um médico e bacteriologista escocês, observava um fungo que podia inibir o crescimento de uma bactéria. Em 1928, ele chamou o inibidor de penicilina, um antibiótico produzido por um fungo. Vamos à solução!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a)

Investigando os casos de Lyme, Steere percebeu que 25% dos pacientes lembravam-se de ter tido erupções na pele durante os episódios de artrite e todos eles foram tratados com penicilina.

Porém, já era conhecido que o tratamento da artrite não era feito com antibiótico. Então, Steere concluiu que a nova doença era uma infecção, e não artrite.

Resposta: O que levou Steere a essa conclusão foi o fato de que antibióticos foram usados para tratar a artrite.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b)

A nova doença, conhecida como doença de Lyme, é uma infecção bacteriana causada pela espécie Borrelia. Transmitida principalmente através de carrapatos. Assim como nos pacientes que tiveram artrite, o principal sinal da doença é erupção, vermelhidão na pele.

Mas outros sintomas são comuns, como febre, dor de cabeça e cansaço. Se o tratamento é negligenciado, algumas consequências são dores nas articulações, rigidez no pescoço e palpitações no coração. Quando as dores das articulações duram muito tempo podem levar ao inchaço. Em 25% a 50% dos doentes, as erupções cutâneas não aparecem, mas outros sintomas sim e podem ser confundidos com outras doenças.

Resposta: A doença era uma infecção bacteriana, conhecida como doença de Lyme.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c)

Como você estudou, os transmissores da doença, insetos ou carrapatos, são mais comuns nos meses entre junho e setembro, porque as condições climáticas são mais favoráveis.

Eles ficam mais ativos, alimentam-se em animais com sangue quente e transmitem a bactéria rapidamente.

Resposta: A doença era mais prevalente entre junho e setembro, pois os transmissores da doença eram mais ativos nesse período.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.