premium

Exercícios resolvidos: Microbiologia de Brock - 14ª Ed. 2016

Michael T. MadiganIBSN: 9788582712979

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +70

Exercício

Quais são as duas principais categorias que definem uma determinada amostra de água? Como a água oriunda de uma fonte superficial, como, por exemplo, um lago, pode tornar-se segura para o consumo? (Seção 31.1)

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A determinação do meio de transmissão de doenças é de fundamental importância a fim de possibilitar o controle de surtos. Os meios de contaminação podem ser bastante amplos, variando desde um manipulador, um ambiente e também um alimento contaminado. Sabemos que a água é um veículo de contaminação de grande abrangência, sendo, então, necessária a sua classificação e o seu tratamento adequado de maneira a torná-la segura para o consumo.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos explicar as duas principais categorias de água relacionadas à transmissão de doenças e também o principal método de tratamento para tornar a água segura para o consumo. Acompanhe abaixo!

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

As duas principais categorias que definem uma amostra de água são:

Água potável: é a água que atende a rígidos padrões de qualidade, que limitam a disseminação de doenças transmissíveis pela água.

Águas recreacionais: são os sistemas aquáticos que incluem lagos, lagoas, piscinas e riachos que são usados para a recreação e que também podem ser fontes de doenças.

O tratamento de água para tornar uma água superficial em uma água potável compreende um tratamento de filtração e de cloração. A filtração é uma etapa primária que irá remover as grandes sujidades, irá clarificar a água e remover alguns microrganismos. A etapa da cloração é realizada com gás Clorínico, esta etapa provoca a oxidação das células microbianas e torna a água segura para consumo.

Navegar por capítulo

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.