33
Microeconomia

Exercícios resolvidos: Microeconomia

Robert Pindyck, Daniel Rubinfeld IBSN: 9788543000282

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Será que aumentos na demanda de produtos monopolizados sempre resultarão em preços mais elevados? Explique. Um aumento na oferta com que se defronta um monopsonista sempre resultaria em preços mais baixos? Explique.

Passo 1 de 3

722714-10-1E AID: 10311 |07/03/2017

Sabemos que mudanças na demanda pode causar alterações no preço, assim como a mudança na oferta. Neste exercício, iremos considerar os conhecimentos adquiridos neste capítulo para dizer se, em um monopólio, os preços irão sempre aumentar caso a demanda aumente e, em um monopsônio, diremos se um aumento na oferta irá resultar sempre em preços mais baixos.

Ao desenharmos o gráfico de um mercado monopolístico, temos:

Onde P é o preço, RMg1 é a receita marginal com a demanda Q1, RMg2 a receita marginal com a demanda Q2 e CMg são os custos marginais de cada demanda.

O preço é onde a demanda é igual à intersecção entre a receita marginal e o custo marginal. Se considerarmos que a demanda irá aumentar de forma uniforme para cada nível de preço, teremos um deslocamento da curva de demanda de D1 para D2. Considerando então D2 e a receita marginal RMg2, temos um novo valor do preço que será igual ao aumento do preço inicial para D1.

Isso nos diz então que sempre que ocorrer um aumento uniforme de demanda, haverá um aumento no preço. Caso o aumento não seja uniforme, irá depender de como a nova curva será construída.

Agora, no caso do monopsônio, temos as seguintes curvas:

À exemplo do passo anterior, quando a demanda aumenta uniformemente a curva se desloca de D1 para D2. O preço será dado quando a demanda for igual à interseção da despesa marginal com o valor marginal, fazendo com que o preço passe de P1 para P2 devido à nova curva de despesa marginal.

Portanto, o a diminuição do preço será verdade sempre que a demanda aumentar de maneira uniforme.

lock Ver solução completa