30
Microeconomia

Exercícios resolvidos: Microeconomia

Robert Pindyck, Daniel Rubinfeld IBSN: 9788543000282

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Suponha que, após uma fusão, todas as empresas de um setor monopolisticamente competitivo se tornem parte de uma mesma grande corporação. Será que a nova empresa continuaria a produzir as mesmas marcas diferentes já existentes? Será que ela produziria apenas uma marca? Explique.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Um mercado monopolisticamente competitivo é caracterizado pela diferenciação de produtos, de maneira que o lucro econômico é obtido pela diferença entre marcas, produtos, ou até mesmo pela propaganda.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Supondo que ocorra uma fusão dos concorrentes formando uma única firma monopolista, ela teria a opção de: continuar com todas as marcas no mercado ou oferecer apenas uma marca. Se escolher a primeira opção, continuará com a concorrência excessiva entre as marcas. Em geral, esse tipo de concorrência é destrutivo. Provavelmente, a firma formada não irá querer que suas marcas sejam destruídas. Porém, se for pela segunda opção, oferecerá uma marca monopolista no mercado. Isso pode ser ruim pois, dependendo do tipo de mercado que se trata, muitos consumidores poderão abandonar o produto dependendo do perfil da nova marca criada. O mais provável é que a firma reduza o número de marcas mas continue ofertando uma gama de produtos diferentes nesse mercado. Isso possibilitada segmentar o mercado de acordo coma elasticidade de preço ou preferência de cada consumidor, por exemplo.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desse modo, para esse caso o mais provável é a redução de marcas do mercado, mas ainda existindo a possibilidade do consumidor escolher entre os produtos. Essa é uma maneira de segmentar o mercado consumidor e obter uma demanda maior.