33
Microeconomia

Exercícios resolvidos: Microeconomia

Robert Pindyck, Daniel Rubinfeld IBSN: 9788543000282

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Neste capítulo, as preferências do consumidor por diversas mercadorias não se alteram durante a análise. Todavia, em determinadas situações, as preferências realmente se modificam à medida que ocorre o consumo. Discuta por que e como as preferências poderiam se alterar ao longo do tempo, tomando como referência o consumo dos seguintes itens:

a. Cigarros.


b. Jantar pela primeira vez em um restaurante de culinária típica.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para resolver este exercício devemos utilizar nossos conhecimentos a respeito do mercado macroeconômico, em especial os conhecimentos de comportamento do consumidor, os quais serão de extrema importância para analisarmos as relações existentes entre as movimentações de mercado e a análise comportamental dos diversos perfis de consumidores de determinados produtos.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a)

Para o consumo de cigarros as preferências não se alteram e se mantém independentes ao longo do tempo. Apesar disso, a hipótese não pode ser considerada quando o cigarro é considerado um vício, pois nesse caso o período de consumo irá influenciar diretamente na hipótese de preferência.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b)

Nesse caso onde será a primeira vez que o consumidor irá para um restaurante, ocorrerá a preferência pela regularidade e estabilidade. Nesse caso as preferencias irão se alterar à medida que o consumo aumentar.