20

Exercícios resolvidos: Motores de Combustão Interna - Vol. 1

Franco BrunettiIBSN: 9788521207085

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +3.497

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Um sistema de ignição tem a função de inflamar a mistura ar/combustível, logo parte fundamental para eficiência de motores de combustão interna. Nesses motores existem dois tipos de ignição, por faísca e espontânea.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No motor de ignição por faísca, o combustível geralmente é misturado com ar no exterior do cilindro e toda essa massa inflama na câmara de combustão por meio da faísca proporcionada pelo sistema de ignição.

A ilustração abaixo mostra os tempos do motor do ciclo Otto, que utiliza ignição por faísca.

- A admissão do ar/combustível;

- Compressão;

- Expansão;

- Escape.

A ignição ocorre no tempo, antes do pistão atingir o PMS ocorre à faísca, dando origem a combustão.

Imagem 4

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Um motor de ignição espontânea não tem compressão, sistema de preparação da mistura exterior e nem sistema de ignição. Aspira ar puro, que submetido à alta pressão, atingida no final da compressão, atinge uma temperatura suficiente para garantir a inflamação combustível- gasóleo- à medida que é injetado na câmara.

A ilustração abaixo mostra os tempos do motor do ciclo Diesel, que utiliza ignição espontânea.

- A admissão do ar;

- Compressão;

- Expansão;

- Escape.

A ignição ocorre no tempo , O pistão se desloca do PMI ao PMS, comprimindo o ar. Antes do pistão, atingir o PMS, ocorre à injeção do combustível, que se mistura com o ar, que está aquecido devido à compressão, dando origem à combustão.

Imagem 1

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto depois de analisarmos os dois sistemas é possível definir algumas diferenças, primeiro a taxa de compressão de motores com ignição espontânea, varia entre 15:1- 25:1, que é superior ao de ignição por faísca, que varia entre 8:1- 12:1. Isso ocorre devido à alta temperatura na compressão da ignição espontânea. Outra diferença é que no tempo, com sistema de ignição por faísca o motor admitir ar/combustível e com o sistema por ignição espontânea ele admiti apenas ar.

Exercícios resolvidos no Capítulo 7

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.