32
Motores de Combustão Interna - Vol. 1

Exercícios resolvidos: Motores de Combustão Interna - Vol. 1

Franco Brunetti IBSN: 9788521207085

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Os motores de injeção direta propiciam mais força por unidade de combustível usada, por dois principais motivos. Primeiro, utilizam uma mistura de ar e combustível mais “pobre”. Segundo, a maneira pela qual o combustível se dispersa no interior da câmara permite que ele seja queimado de forma mais eficiente. Vamos considerar as duas coisas.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Uma segunda vantagem em termos de eficiência, para os motores de injeção direta, é que eles podem queimar seu combustível de forma mais completa como os motores a Diesel. O combustível pode ser injetado diretamente na parte mais quente da câmara de combustão em um motor a gasolina, isso significa o mais próximo possível da vela. Em um motor Otto, a mistura de combustível e ar se dispersa amplamente pela câmara, o que deixa quantidade substancial de gasolina não queimada, resultando em ineficiência.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto as características principais da injeção direta são: combustível é injetado diretamente na câmara de combustão e não no coletor de admissão. Todo processo de distribuição de queima é feito na quantidade e no tempo adequado. O combustível é queimado no exato local em que é necessário, e no momento exato.