3
Pavimentação Asfáltica - Materiais, Projeto e Restauração

Exercícios resolvidos: Pavimentação Asfáltica - Materiais, Projeto e Restauração

José Tadeu Balbo IBSN: 9788586238567

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Chegou o momento de colocar em prática o que aprendemos ao longo do Capítulo 10 – Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos. Nossa tarefa é responder a questão que aborda a temática dos tipos de ruptura dos pavimentos. Vamos lá!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos começar com a ruptura estrutural. Pois saiba que é o tipo de ruptura associado à redução da capacidade de suporte de carga do pavimento, resultante da repetição de cargas. Tem como consequência as deformações plásticas excessivas, também chamadas permanentes. A forma mais comum de ruptura estrutural do pavimento é por fadiga.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Já a ruptura funcional ocorre quando o pavimento não atende aos parâmetros mínimos de conforto e de segurança aos usuários. A condição funcional do pavimento normalmente é avaliada através do conceito de serventia e desempenho os quais determinam o momento para uma intervenção de manutenção ou reconstrução do pavimento.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, podemos dizer que os pavimentos são estruturas que sofrem deterioração funcional e estrutural desde sua abertura ao tráfego, e geralmente não apresenta ruptura súbita.