3
Pavimentação Asfáltica - Materiais, Projeto e Restauração

Exercícios resolvidos: Pavimentação Asfáltica - Materiais, Projeto e Restauração

José Tadeu Balbo IBSN: 9788586238567

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Esta é uma questão que nos leva a pensar sobre a estrutura dos pavimentos. E em específico sobre os pavimentos compostos.

Entendemos que pavimento composto é aquele cujo comportamento mecânico das camadas de revestimento e base encontram-se complementamente aderidas. Nessa condição, quando o pavimento apresenta uma solicitação de carga, as fibras da camada inferior (base) encontram-se tracionadas, bem como as fibras da face inferior da camada de revestimento. E apenas as fibras superiores da camada de revestimento estarão comprimidas. Portanto, há ocorrência de uma única linha neutra.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Os pavimentos compostos podem possuir revestimento asfáltico ou de concreto, e a base de diversos materiais. Sendo assim, caracterizados desde que as camadas estejam aderidas. Logo, diversas são as possibilidades de estruturas de um pavimento composto. Como exemplo, podemos citar pavimento reforçado de concreto asfáltico sobre placa de concreto.

Imagem 3

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Diante do exposto, verifica-se que a importância dos pavimentos compostos dada a característica de aderência entre as camadas. Assim ambas as camadas trabalham a flexão e a movimentação entre as camadas é impedida.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Porém, não se pode afirmar que todos os pavimentos devem ser compostos, pois algumas variáveis devem ser avaliadas, a exemplo das cargas a que o pavimento será solicitado e o aumento no custo que pode haver ao se optar por esse tipo de estrutura. Portanto, é necessário avaliar a viabilidade dessa estrutura para cada caso.