11

Exercícios resolvidos: Princípios de Administração Financeira - 12ª Ed. 2010

Lawrence GitmanIBSN: 9788576053323

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +3.393

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para a solução dessa questão, será necessário conhecimento a respeito de algumas técnicas de orçamento de capital, são elas: Payback, VPL e TIR.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

E para que possamos ter exatidão em nossos resultados, utilizaremos a calculadora HP12C, assim como está explicitado no quadro abaixo.

Imagem 1

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

O Payback dos tornos: torno A = 5 anos e torno B = 4 anos. Sendo assim, inicialmente, o mais aceitável é o torno A.

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

O VPL dos tornos considerando o custo de capital de 13% são: torno A = 58.132,88 e torno B = 43.483,24. Já o TIR dos tornos: torno A = 15,95% e torno B = 17,34%. O torno A apresenta maior VPL, contudo, é o torno B quem apresenta a maior TIR.

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

O torno A e B apresentam VPL e TIR distintas, devido a isso, há uma classificação conflitante.

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(d)

Na respectiva apresentação do resultado dos tornos (A e B), tanto a TIR (maior que o custo de capital da empresa) como o VPL (Valor positivo) apresentam valores aceitáveis para ambos os tornos, sendo assim, esses apresentam perfis similares, contudo, o torno A e B apresentam um conflito de técnicas, pois, o VPL do torno B é inferior ao do A, porém a TIR do B é superior à do A, mas tratando-se do payback, o torno B é o que apresenta menor período (4 anos).

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(e)

O torno A é o preferível de aceitação, em termos teóricos devido que seu VPL apresenta o maior resultado, considerando o payback, esse apresenta 5 anos, contudo,será vendido nesse mesmo período. Já em termos práticos, o torno A apresenta alta automatização e ainda controlado por computador, dispensando assim mão de obra para sua manutenção constante e possibilitando maior eficiência na produção das peças.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.