287
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M M IBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

O tamanho das células e seus componentes.

(a) Se você for ampliar uma célula 10.000 vezes (ampliação típica conseguida no microscópio eletrônico), quão grande isso seria? Considere que você está vendo uma célula eucariótica “típica” com um diâmetro celular de 50 mm.


(b) Se essa célula for uma célula muscular (miócito), quan- tas moléculas de actina ela poderia conter? Assuma que a célula é esférica e que mais nenhum outro componente celular está presente; moléculas de actina são esféricas, com 3,6 nm de diâmetro. O volume da esfera é de 4/3 πr3.


(c) Se essa fosse uma célula do fígado (hepatócito) com as mesmas dimensões, quantas mitocôndrias ela poderia conter? (Considere que a célula é esférica, nenhum outro componente celular está presente e a mitocôndria é esférica, com 1,5 µm de diâmetro.)


(d) A glicose é o principal nutriente produtor de energia para a maioria das células. Assumindo uma concentração celular de 1 mM (isto é, 1 milimol/L), calcule quantas moléculas de glicose podem estar presentes na nossa célula eucariótica hipotética (e esférica). (O número de Avogadro, o número de moléculas em 1 mol de substância não ionizada, é 6,02 × 1023.)


(e) Hexocinase é uma enzima importante no metabolismo da glicose. Se a concentração de hexocinase nessa célula euca- riótica for de 20 µM, quantas moléculas de glicose estão presentes para cada molécula de hexocinase?

Passo 1 de 3

(a)

Você estudou que para conseguir ampliar uma “típica” célula eucariótica, que possui o diâmetro celular de 50 é necessário usar um microscópio eletrônico. Lembre-se de como foi apresentado no enunciado do problema, ele é utilizado para aumentar uma célula em 10.000 vezes, ou seja, aumento de 104 . Vamos lá!

lock Entre e veja solução completa