139
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +26.163

Exercício

Definição operacional de lipídeos. De que maneira a definição de “lipídeo” difere dos tipos de definição utilizados para outras biomoléculas como os aminoácidos, os ácidos nucleicos e as proteínas?

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para responder esta questão, relembre as definições abaixo:

Biomoléculas são as moléculas que formam os seres vivos a partir de elementos químicos;

Aminoácidos são ácidos carboxílicos α-amino substituídos, podendo ser considerados as unidades formadoras das proteínas;

Ácidos nucleicos são polinucleotídeos, ou seja, um conjunto de nucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster em uma sequência específica;

Proteínas são macromoléculas compostas por uma ou mais cadeias polipeptídicas que tem uma sequência específica de aminoácidos unidos por ligações peptídicas;

Lipídeos é uma pequena biomolécula com características hidrofóbicas que contém ácidos graxos, esteróis ou compostos isoprenoides.

Note que todas essas definições podem ser encontradas no glossário do livro.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Antes de continuar, observe que os lipídeos não têm uma estrutura característica, eles são bem diversificados.

Existe uma definição genérica que caracteriza os diversos tipos de lipídeos: “São definidos como os componentes do alimento, que são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos não polares, como álcoois”.

No entanto, existem exceções, embora raras, quanto à solubilidade desses compostos, uma vez que monoacilgliceróis constituídos por ácidos graxos de baixo peso molecular são mais solúveis em água do que em solventes orgânicos.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Convém destacar que a classificação dos lipídeos é tão difícil quanto a sua definição, devido ao amplo grupo de substâncias heterogêneas que são abrangidas por ela.

A classificação mais generalizada distingue dois grandes grupos:

Lipídeos apolares ou neutros : ésteres de ácidos graxos com álcoois. Incluem-se nesse grupo glicerídeos, ceras, carotenóides, terpenóides e esteróides.

Lipídeos polares : substâncias que, além da ligação éster da união do ácido graxo e do álcool, têm outras funções químicas. Pertencem a esse grupo os fosfolipídeos, cerebrosídeos e outros lipídeos complexos, como os esfingolipídeos.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.