200
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M M IBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Experimentos com hormônios em sistemas livres de células. Nos anos de 1950, Earl W. Sutherland, Jr., e seus colegas conduziram experimentos pioneiros para a elucidação do mecanismo de ação da adrenalina e do glucagon. Com base no que você aprendeu neste capítulo sobre a ação hormonal, interprete cada um dos experimentos descritos abaixo. Identifique a substância X e comente a importância dos resultados.

(a) A adição de adrenalina a um homogeneizado de fígado normal resultou em um aumento na atividade da glicogênio-fosforilase. Entretanto, quando o homogeneizado foi primeiramente centrifugado em alta rotação e a adrenalina ou o glucagon foram adicionados à fração sobrenadante que continha a fosforilase, não ocorreu nenhum aumento na atividade da fosforilase.


(b) Quando a fração particulada da centrifugação em (a) foi tratada com adrenalina, a substância X foi produzida. A substância foi isolada e purificada. Ao contrário da adrenalina, a substância X ativou a glicogênio-fosforilase quando adicionada à fração sobrenadante do homogeneizado centrifugado.


(c) A substância X era termoestável; isto é, o tratamento com calor não afetou sua capacidade de ativar a fosforilase. (Dica: seria este o caso se a substância X fosse uma proteína?) A substância X era praticamente idêntica a um composto obtido quando ATP puro era tratado com hidróxido de bário. (A Figura será útil.)

FIGURA. Algumas adenosina monofosfatos. Adenosina 2′-monofosfato, adenosina 3′-monofosfato e adenosina 2′,3′-monofosfato cíclico são formados por hidrólise enzimática e alcalina do RN

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Inicialmente, de acordo com as informações, você deve atentar que a substância X é cAMP, a qual possui sua síntese pela adrenalina.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a) A resposta da questão para essa alternativa é que a centrifugação faz com que a Adenil-ciclase, enzima que catalisa a formação de cAMP, seja sedimentada na fração que se encontra particulada.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b) A resposta da questão para essa alternativa é que o cAMP que é adicionado estimula o glicogênio-fosforilase.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c) A resposta da questão para essa alternativa é que, por ser termoestável, o cAMP pode ser preparado com hidróxido de bário, pelo tratamento do ATP.

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Cancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com mais de 5.000 livros
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos