135
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +25.958

Exercício

Variações na entropia durante o desenvolvimento do ovo. Considere um sistema consistindo em um ovo em uma incubadora. A clara e a gema do ovo contêm proteínas, carboidratos e lipídeos. Se fertilizado, o ovo é transformado de uma única célula em um organismo complexo. Discuta esse processo irreversível em termos da variação de entropia do sistema, do meio e do universo. Não esqueça de definir primeiro, claramente, o sistema e o meio.

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, vamos verificar que há um grande número de reações acontecendo quando uma única célula se divide para formar várias células. Quando uma célula única se converte em um animal, ocorre um processo de organização orquestrada que, se considerado isoladamente, podemos notar o decréscimo da entropia. A entropia está envolvida com a organização de um sistema, ou seja, quanto mais aleatório e bagunçado maior é a entropia. Vamos acompanhar melhor as explicações a seguir!

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Considere um ovo e seu desenvolvimento como um sistema. Os nutrientes, a camada do ovo, e o meio externo são os arredores. Os nutrientes como as proteínas, lipídeos, e carboidratos estão presentes no ovo.

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Inicialmente, as partes do ovo fora do embrião possuem complexas moléculas de combustível.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Durante a incubação, algumas dessas moléculas são convertidas em grande quantidade de gás carbônico e moléculas de água (alta entropia).

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O aumenta da entropia dos arredores é maior que o decréscimo da entropia do animal (o sistema).

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, a entropia do universo (o sistema + arredores) aumenta, tornando o processo favorável.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.