262
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M M IBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Energia em triacilgliceróis. Tendo como base "por átomo de carbono", onde reside a maior quantidade de energia biologicamente disponível nos triacilgliceróis: na porção ácido graxo ou na porção glicerol? Indique como o conhecimento da estrutura química dos triacilgliceróis fornece a resposta.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Você já sabe que os triacilgliceróis são compostos combinados de glicerol e ácidos graxos, utilizados como reserva de energia, comumente conhecidos como gorduras. Quando o sistema hormonal necessita de energia, os triacilgliceróis armazenados são ativados e transportados pelos tecidos. Na sua composição os ácidos graxos podem sofrer o processo de oxidação com produção de acetil-CoA

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No processo de oxidação dos ácidos graxos ocorre uma liberação de energia na forma de ATP. A diferença entre um glicerol e um ácido graxo é que o segundo possui cadeias longas de alquilas, já o glicerol possui uma pequena. Isso deixa claro que os ácidos graxos possuem maior número de cadeias carbônicas, o que gera maior quantidade de acetil-CoA.

Em sua estrutura nota-se que os carbonos dos ácidos graxos são mais reduzidos que no glicerol. O que pode ser concluído que 95% da energia fornecida pelos triacilgliceróis estão disponíveis através dos ácidos graxos de cadeias longas, o restante através da parte glicerol.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, a resposta é “na porção ácido graxo”.