135
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +25.947

Exercício

Reações de oxidação-redução. O complexo da NADH-desidrogenase da cadeia respiratória mitocondrial promove a seguinte série de reações de oxidação-redução, nas quais Fe3+ e Fe2+ representam os centros de ferro-enxofre, Q é ubiquinona, QH2 é ubiquinol e E é a enzima:

Para cada uma das três reações catalisadas pelo complexo da NADH-desidrogenase, identifique

(a) o doador de elétrons,

(b) o aceptor de elétrons,

(c) o par redox conjugado,

(d) o agente redutor e (e) o agente oxidante.

Passo 1 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, devemos lembrar que uma reação de oxidação-redução é uma reação em que ocorre a transferência de elétrons. A espécie que sofre oxidação perde elétrons, seu número de oxidação aumenta, e a espécie que sofre redução ganha elétrons e seu número de oxidação diminui. Com base nestas informações, acompanhe a explicação!

Passo 2 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O agente redutor é a espécie que sofre oxidação e perde elétrons. Estes elétrons são recebidos que por outra espécie, ao receber tais elétrons, sofre redução. Por conta dessa redução, o agente recebe o nome de redutor.

Passo 3 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O agente oxidante é a espécie que ao sofrer redução, também recebe elétrons. Tais elétrons são perdidos por outra espécie, que ao perdê-los sofre oxidação. Por provocar essa oxidação, recebe o nome de agente oxidante.

Passo 4 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desta forma ao avaliar as reações abaixo temos que:

(1) NADH + H+ + E-FMN NAD+ + E-FMNH2.

Passo 5 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Observe que a espécie NADH está na sua forma reduzida no inicio da reação, e depois passa para a sua forma oxidada NAD+. Desta forma, ao perder elétrons o NADH, sofre uma oxidação, e age como doador de elétrons. Esses elétrons são recebidos pela espécie E-FMN, para forma a espécie reduzida E-FMNH2. Assim, como NADH é o agente redutor, pois ele provoca a redução da espécie E-FMN, e a espécie E-FMN é o agente oxidante, pois ao receber os elétrons, provoca a oxidação de NADH. Então, temos que:

a) doador de elétrons:NADH ; b) aceptor de elétrons: E-FMN; c) o par redox- conjugado NAD+ /NADH e E-FMN e E-FMNH2 ; d) agente redutor: NADH e e) E-FMN.

Passo 6 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(1) E-FMNH2 + 2Fe3+ E-FMN + 2Fe 2+ + 2H+

Observe que a espécie E-FMNH2 está na sua forma reduzida no inicio da reação, e depois passa para a sua forma oxidada E-FMN. Desta forma, ao perder elétrons o E-FMNH2, sofre uma oxidação, e age como doador de elétrons. Esses elétrons são recebidos pela espécie Fe3+, para forma a espécie reduzida Fe2+. Assim, o E-FMNH2 é o agente redutor, pois ele provoca a redução da espécie Fe3+, e a espécie Fe3+, é o agente oxidante, pois ao receber os elétrons, provoca a oxidação de E-FMNH2. Então, temos que:

a) doador de elétrons: E-FMNH2; b) aceptor de elétrons: Fe3+; c) o par redox- conjugado E-FMN/ E-FMNH2 e Fe3+/ Fe2+; d) agente redutor: E-FMNH2 e e) Fe3+

Passo 7 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(2) 2 Fe2+ + 2H+ + Q 2Fe3+ + QH2.

Passo 8 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(4) Observe que a espécie Fe2+ está na sua forma reduzida no inicio da reação, e depois passa para a sua forma oxidada Fe3+. Desta forma, ao perder elétrons o Fe2+, sofre uma oxidação, e age como doador de elétrons. Esses elétrons são recebidos pela espécie Q, para forma a espécie reduzida QH2. Assim, o Fe2+ é o agente redutor, pois ele provoca a redução da espécie Q, e a espécie Q, é o agente oxidante, pois ao receber os elétrons, provoca a oxidação de Fe2+. Então, temos que:

a) doador de elétrons: Fe2+ b) aceptor de elétrons: Q; c) o par redox- conjugado Q/QH2 e Fe3+/ Fe2+; d) agente redutor: Fe2+e e) Q

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.