150
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +27.433

Exercício

Segregação do metabolismo nas organelas. Quais são as vantagens para uma célula vegetal de ter diferentes organelas para realizar diferentes sequências de reações com intermediários em comum?

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Como você aprendeu, nas plantas, muita das atividades biossintéticas são realizadas nas organelas, que são capazes de se autorreproduzirem. É nessas organelas que ocorre a conversão do CO2 a trioses-fosfatos.

Já nos cloroplastos, um tipo de organela intracelular, ocorrem as reações fotossintéticas de conversão do CO2. E, nas mitocôndrias, outro tipo de organela, ocorre a movimentação dos elétrons que vão sofrer a fosforilação oxidativa.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Na presença de luz, ocorre a oxidação que gera ATP, energia necessária para conversão do CO2, porém, nos cloroplastos, o movimento de elétrons ocorre devido à energia dos fótons captados pela presença de luz, já na mitocôndria, é um substrato reduzido que doa elétron para o transportador.

Você já deve ter observado, então, que as reações das concentrações de enzimas são diferenciadas para cada tipo de organela.

E também já observou que, dentro das unidades de organelas subcelulares, essas concentrações são elevadas, porém possuem unidades celulares separadas dos intermediários e dos cofatores.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Logo, concluímos que a vantagem é que cada mecanismo regulamentador atinge somente cada um grupo de unidades e enzimas, como no caso da mitocôndria e do cloroplasto.

Pode ser observado, bem claramente, que as unidades de ATP em ADP são diferentes na mitocôndria.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.