135
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +25.889

Exercício

Destino do carbono na síntese dos ácidos graxos. Utilizando seu conhecimento sobre a biossíntese de ácidos graxos, dê uma explicação para as seguintes observações experimentais:

(a) A adição de acetil-CoA, uniformemente marcada com 14C, a uma fração solúvel de fígado gera palmitato uniformemente marcado com o 14C.


(b) Entretanto, a adição de traços de acetil-CoA uniformemente marcada com 14C na presença de um excesso de malonil-CoA não marcada a uma fração solúvel de fígado gera palmitato marcado com 14C apenas em C-15 e C-16.

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Primeiramente, devemos lembrar que malonil-CoA é formado a partir de acetil-CoA, processo catalisado pela enzima acetil-CoA-carboxilase. Essa enzima possui três regiões funcionais:

- A proteína carreadora de biotina;

- A biotina carboxilase, que ativa CO2 pela sua ligação a um átomo de nitrogênio no anel de biotina;

- A transcarboxilase, a responsável por transferir o CO2 ativado da biotina para a acetil-CoA, produzindo malonil-CoA.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Em seguida, devemos recordar que os ácidos graxos são formados a partir de uma sequência de reações repetitivas, que são catalisadas pelo sistema ácido graxo-sintase. Essa sequência se dá em 4 etapas e, ao término de cada ciclo, a cadeia aumenta em 2 carbonos.

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora, lembremos também que existem dois tipos de enzima ácido graxo-sintase:

- A ácido graxo-sintase I (AGS I): produzida por vertebrados e fungos;

- A ácido graxo-sintase II (AGS II): produzida por algas e bactérias.

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Além disso, quando a formação de ácidos graxos é catalisada pela enzima AGS I, a sequência de reações se encerra quando a cadeia atinge 16 carbonos. Lembremos que os carbonos C-16 e C-15 são derivados dos grupos metil e carboxil da acetil Co-A.Os outros átomos de carbono são derivados da malonil-CoA, que foi formada através da Acetil-CoA.

a) Assim, a resposta para a questão é que, como Acetil-CoA marcado com 14C está sendo adicionado a uma fração solúvel de fígado, o processo de formação de palmitato será catalizado pela enzima AGS I.

Dessa forma, os carbonos C15 e C16 ficarão marcados, pois são derivados da Acetil-CoA marcada, utilizada para iniciar o sistema.

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Os demais carbonos ficarão igualmente marcados, pois serão derivados da malonil-CoA, que foi formada a partir da Acetil-CoA que tinha contendo o 14C.

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b) Aqui, também a resposta para a questão é que o processo de formação do palmitato será catalisado pelo sistema AGS I, porém somente os carbonos C-16 e C-15 ficarão marcados, pois eles serão os únicos derivados diretamente da Acetil-CoA marcada com 14C.

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Como a malonil-CoA não marcada está presente em excesso, os demais átomos de carbono não serão provenientes da malonil-CoA formada através da Acetil-CoA marcada, mas sim serão provenientes da malonil-CoA não marcada.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.