150
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +27.475

Exercício

Atividade dos hormônios peptídicos. Explique como dois hormônios peptídicos tão semelhantes estruturalmente quanto a ocitocina e a vasopressina podem ter efeitos tão diversos (ver Figura 1.).

FIGURA 1

Dois hormônios da glândula neuro-hipófise. O resíduo carboxiterminal de ambos os peptídeos é a glicinamida, –NH–CH2–CONH2 (conforme observado na Figura 2, a amidação da extremidade carboxil é comum em hormônios peptídicos pequenos). Estes dois hormônios, que diferem somente em dois resíduos (sombreados em cor salmão), têm efeitos biológicos muito diferentes. A ocitocina age na musculatura lisa do útero e das glândulas mamárias, causando contração uterina durante o trabalho de parto e promovendo a liberação do leite durante a lactação. A vasopressina (também chamada de hormônio antidiurético) aumenta a reabsorção de água pelos rins e promove a constrição dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea.

FIGURA 2

Estrutura do hormônio liberador de tirotropina (TRH). Purificado (após heroicos esforços) de extratos de hipotálamo, o TRH é um derivado do tripeptídeo Glu-His-Pro. O grupo carboxílico da cadeia lateral do Glu aminoterminal forma uma amida (ligação em vermelho) com o grupo a-amino deste resíduo, criando o piroglutamato, e o grupo carboxílico da Pro carboxiterminal é convertido em uma amida (NH2 em vermelho). Estas modificações são comuns entre os hormônios peptídicos pequenos. Em uma proteína típica de Mr ~50.000, as mudanças nos grupos amino e carboxiterminais contribuem muito pouco para a carga total da molécula, mas em um tripeptídeo estas duas cargas dominam as propriedades da molécula. A formação de derivados amida remove estas cargas.

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Conforme vimos no início deste capítulo, o metabolismo dos mamíferos é todo regulado de maneira global e associado. E devido ao processo de diferenciação celular, os diferentes órgãos/tecidos apresentam funções especializadas, apesar do funcionamento dos mesmos ser de modo cooperativo. Os mecanismos de regulação metabólica são devido à síntese de um grupo de enzimas produzidas em um determinado órgão, o que confere a ele capacidades metabólicas específicas. Vamos, então, a resolução do exercício? Acompanhe!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Veja que todo esse processo metabólico é regulado pela ação dos hormônios, que são mensageiros químicos secretados por alguns tecidos para o sangue ou fluido intersticial. Eles atuam sobre tecidos específicos, provocando, dessa maneira, respostas específicas, no entanto, toda essa ação hormonal ocorre de modo integrado.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desse modo, podemos afirmar que a ação dos hormônios é relacionada a dois fatores diferentes: os tipos e a localização dos receptores específicos para cada tipo de hormônio. É por isso que a ocitocina e a vasopressina, apesar de serem hormônios peptídicos semelhantes estruturalmente, apresentam ações tão diferentes. Cada um desses hormônios se associa aos receptores específicos presentes nas células alvos, desencadeando uma cascata metabólica específica para cada caso.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vimos, portanto, a resolução do nosso exercício!

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.