139
Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Princípios de Bioquímica de Lehninger - 6ª Ed. 2014

David L Nelson, Michael M MIBSN: 9788582710722

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +26.163

Exercício

Configuração absoluta da citrulina. A citrulina isolada de melancias tem a estrutura apresentada a seguir. Ela é um aminoácido D ou L? Explique.

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, iremos determinar se a citrulina isolada da melancia é um aminoácido D ou L. Para tanto, vamos considerar as informações dadas no exercício, e as explicações a seguir. Acompanhe!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Veja que citrulina, a partir da fórmula dada, foi, inicialmente, isolada da melancia, sendo um aminoácido no qual o organismo é capaz de sintetizar para o seu funcionamento.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Considere ainda que, algumas pessoas podem ter intolerância a alimentos com este aminoácido, como as que possuem deficiências genéticas chamadas de citrulinemia. Esta é produzida a partir do aminoácido arginina, por meio de um processo enzimático. Tanto a citrulina como a arginina participam do ciclo da ureia, sendo um processo precursor do óxido nítrico, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para verificarmos o que inicialmente foi proposto, devemos considerar a estrutura da citrulina, se ela possui configuração D ou L é necessário rotacionar a representação estrutural em 180º no plano da página para que o grupo mais oxidado (-COO-) permaneça no topo, na mesma posição do gupo -CHO do gliceraldeído. Nesta orientação, o grupo alfa-amino estará à esquerda, e, portanto, a configuração absoluta da citrulina será L. Esta é a resposta que satisfaz a pergunta feita pela questão.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.