65
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011
premium

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter AtkinsIBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +14.231

Exercício

Classifique as seguintes propriedades como físicas ou químicas: (a) os objetos feitos de prata ficam escuros com o tempo; (b) a cor vermelha dos rubis deve-se à presença de íons crômio; (c) o ponto de ebulição do etanol é 78ºC.

Passo 1 de 3

719298-A-1E AID: 16 | 10/12/2016

Para resolvermos este problema vamos discorrer sobre reações químicas em metais preciosos.

(a) os objetos feitos de prata ficam escuros com o tempo;

Pela definição:

Propriedades Químicas: São aquelas que são observadas e medidas quando há um fenômeno químico ocorrendo, ou seja, está ocorrendo alteração na composição da matéria.

Propriedades Físicas: São aquelas que são observadas e medidas quando há um fenômeno físico ocorrendo, ou seja, apresenta alteração na sua aparência, mas não sua composição.

Os objetos de prata ficam escuros com o tempo porque sofrem oxidação, ou seja, perdem elétrons. E se há alteração em sua composição, como neste caso em que o número de elétrons foi alterado, então esta é uma propriedade química.

Portanto o escurecimento da prata com o tempo é uma propriedade química.

(b) a cor vermelha dos rubis deve-se à presença de íons crômio;

Neste caso, não há alteração da composição da matéria, então é um fenômeno físico. O enunciado apenas indica a presença de cor, não sua mudança.

A coloração em si é um fenômeno físico que envolve a absorção e a reflexão de determinados comprimentos de ondas eletromagnéticas. Assim, apenas a mudança na composição do objeto (fenômeno químico) levaria à mudança de coloração, pois emitiria um comprimento de onda diferente.

Portanto, a presenta de cor é uma propriedade física.

(c) o ponto de ebulição do etanol é 78 °C;

A ebulição é a mudança de um componente do estado líquido para o estado gasoso, mediante o fornecimento de um calor latente. O etanol líquido tem a mesma composição do etanol gasoso.

Ambos são formados por 2 átomos de carbono, 6 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, representados pela fórmula

Portanto, a ebulição é uma propriedade física.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.