240
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter Atkins IBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Quando J.J. Thomson fez seus experimentos em raios catódicos, a natureza do elétron estava em dúvida. Alguns o imaginavam como uma forma de radiação, como a luz; outros acreditavam que o elétron era uma partícula. Algumas das observações feitas com raios catódicos eram usadas para apoiar ou outra visão. Explique como cada uma das propriedades seguintes dos raios catódicos podem apoiar o modelo de partícula ou de onda do elétron. (a) Eles passam através de folhas de metal. (b) Eles viajam em velocidades inferiores à da luz. (c) Se um objeto é colocado em sua trajetória observa-se uma sombra. (d) Sua trajetória muda quando eles passam entre placas com carga elétrica.

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

Os raios do catódicos passando pelas folhas de metal implicam que os raios se comportam como ondas, enquanto os raios com caráter de partícula não puderam passar pelas folhas.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Os raios do cátodo são considerados partículas de matéria que possuem cargas negativas. Portanto, enquanto existir movimento, terão forças de repulsão agindo entre elas. Logo, a velocidade dos raios catódicos é menor que a da luz. Este comportamento dos raios catódicos apoia que eles têm características de partícula.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

Os raios catódicos são considerados partículas de matéria. Como sabemos, partículas de matéria não podem atravessar elas mesmas e também, viajam em linha reta. Logo, se você mantém um objeto no caminho dos raios catódicos, eles emitem uma sombra do objeto no outro lado.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(d)

Os raios catódicos são considerados como partículas de matéria com cargas negativas sobre elas. Logo, se você aplicar um campo elétrico, as partículas carregadas serão atraídas para a carga positiva no final da célula elétrica. Assim, nós podemos observar um desvio para a placa positiva da célula elétrica.