136
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter AtkinsIBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +22.086

Exercício

Explique o que ocorre (a) com a concentração dos íons H3O+ de uma solução de ácido acético, quando se adiciona acetato de sódio sólido; (b) com a percentagem de desprotonação do ácido benzoico em uma solução de ácido benzoico, quando se adiciona ácido clorídrico; (c) com o pH da solução, quando se adiciona cloreto de amônia sólido a uma solução de amônia em água.

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

O ácido acético é um ácido fraco, portanto, ele não está completamente ionizado.

Acetato de sódio é um sal básico, e se dissocia completamente na solução.

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Quando acetato de sódio é adicionado à solução de ácido acético, os íons de acetato de sódio irão suprimir a ionização do ácido acético e mudar seu equilíbrio para a esquerda. Então, a ionização do ácido é limitada pela presença de sua base conjugada. Isso diminuirá o íon de hidrogênio da concentração e, assim, a solução será menos ácida que uma solução contendo somente ácido acético.

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Ácido benzóico é um ácido fraco, então, ele ioniza levemente.

é um ácido forte, então, ele se dissocia completamente na solução.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Quando ácido clorídrico é adicionado à solução de ácido benzóico, os prótons de suprimirão a ionização do ácido benzóico e mudarão seu equilíbrio para a esquerda. Isto acontece porque o ácido clorídrico age como uma fonte de prótons. A desprotonação de ácido benzóico é a remoção de próton do ácido benzóico. A adição de prótons faz o ácido benzóico ficar numa forma mais não dissociável. Então, a porcentagem de desprotonação de ácido benzóico numa solução de ácido benzóico diminui.

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

Amônia é uma base fraca, então, ela não ioniza completamente.

Cloreto de amônia é um sal ácido, então, ele dissocia completamente na solução.

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Quanto cloreto de amônia é adicionado a uma solução de amônia, seus íons de amônia irão suprimir a ionização da amônia e mudar o equilíbrio para a esquerda. Então, a ionização da base é limitada pela presença de seu ácido conjugado. Isto irá diminuir o pH da solução, portanto, a solução será menos básica que uma solução que contenha apenas amônia.

Exercícios resolvidos no Capítulo 12

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.