227
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter Atkins IBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Que membros do bloco d, os do lado esquerdo ou os do lado direito, tendem a ter potenciais padrão mais fortemente negativos? Explique sua resposta.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O potencial exibido por um único eletrodo por unidade de concentração de solução de íon metálico ou não-metálico à 25°C é chamado potencial padrão de eletrodo unitário. É representado por .

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Metais com potenciais mais negativos são agente redutores mais fortes do que metais com potenciais negativos menores. Os membros do bloco d que estão à direita do bloco são mais suscetíveis a ter potencial negativo mais forte do que aqueles que estão à esquerda da série de transição.

A tendência irregular na redução dos valores do potencial dos elementos do bloco d é devido à energia de ionização irregular e energia de sublimação dos átomos e a energia de hidratação dos íons do bloco d. Entre dois metais, o metal com potencial mais negativo é um agente redutor mais forte que o metal com potencial menos negativo.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Potenciais mais negativos dos elementos da direita dos metais de transição são devido à suas maiores energias de ionização.

Isso significa que metal com maior energia de ionização e menor energia de sublimação tem potenciais muito negativo.