133
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter AtkinsIBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +21.901

Exercício

Identifique os tipos de forças intermoleculares que podem agir entre as moléculas das seguintes substâncias: (a) NH2OH; (b) CBr4; (c) H2SeO4; (d) SO2.

Passo 1 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

As interações entre moléculas são interações intermoleculares; elas são de vários que incluem: interações íon-íon, interações íon-dipolar, interações dipolar-dipolar, forças de London, forças de ligação e repulsão de hidrogênio.

Passo 2 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Interações íon-íon são fortes interações que ocorrem entre íons nas moléculas, a maioria dos compostos iônicos são sólidos porque existe uma grande força atrativa entre íons, logo íons ocupam posições particulares quando sólidos, resultando numa estrutura sólida compacta.

Passo 3 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Interações íon-dipolar são também fortes interações que ocorrem entre um íon e uma molécula polar, um exemplo dessas interações é a hidratação dos sais.

A água é uma molécula polar, hidrogênio contêm carga positiva parcial, e oxigênio contêm carga negativa parcial.

Passo 4 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Durante a hidratação dos sais, o íon positivo é cercado por água enquanto os átomos de oxigênio se voltam para cátions e os átomos de hidrogênio se viram para fora dos cátions. O íon negativo é cercado por água enquanto os átomos de hidrogênio se voltam para os ânions e os átomos de oxigênio se viram para fora dos ânions.

Passo 5 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Interações dipolar-dipolar são as que ocorrem entre duas moléculas polares. Quando a polaridade aumenta, a força das interações dipolar-dipolar também aumenta.

Passo 6 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Forças de London enfraquecem temporariamente interações intermoleculares entre moléculas polares induzidas ou entre moléculas polares induzidas e uma molécula polar.

Passo 7 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Ligações de hidrogênio são fortes interações intermoleculares entre o átomo de hidrogênio e um átomo fortemente eletronegativo. Ligações de hidrogênio se formam entre moléculas, consequentemente, interações intermoleculares. Ligações de hidrogênio se formam entre moléculas que contendo a ligação F-H ou a ligação O-H ou a ligação N-H e as moléculas contendo flúor, ou oxigênio ou nitrogênio com par de elétrons livres. A ligação de hidrogênio se forma entre o átomo de hidrogênio de uma molécula e o átomo presente em outra molécula contendo par de elétrons livres em átomos de nitrogênio, oxigênio ou flúor.

Passo 8 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Forças de repulsão: Essas forças surgem da justaposição da órbita de uma molécula com a órbita de outra molécula.

Passo 9 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

A molécula é (hidroxilamina) é uma molécula polar, e as interações entre moléculas polares são interações dipolar-dipolar.

Todas as moléculas contém Forças de London.

Passo 10 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A estrutura da molécula é a seguinte:

Picture 3

Há uma ligação O-H e um par de elétrons livres em átomos de nitrogênio e oxigênio, logo há uma possibilidade de formação de ligação de hidrogênio entre as moléculas.

Passo 11 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

A molécula é (tetrabrometo de carbono). É uma molécula não polar, e as interações de moléculas não polares são Forças de London.

Passo 12 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

A molécula é (ácido selênico). É uma molécula polar, e as interações entre moléculas polares são interações dipolar-dipolar.

Todas as moléculas contêm Forças de London.

Passo 13 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A estrutura da molécula é:

Picture 4

Há uma ligação O-H e par de elétrons livres em átomos de oxigênio, logo há a possibilidade de formação de ligação de hidrogênio entre as moléculas.

Passo 14 de 14keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(d)

A molécula é (dióxido de enxofre). É uma molécula polar, e as interação entre moléculas polares são interações dipolar-dipolar.

Todas as moléculas contêm Forças de London.

Exercícios resolvidos no Capítulo 5

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.