Resolvido: D-1E Escreva as fórmulas de (a) cloreto | PasseiDireto.com
216
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter Atkins IBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Escreva as fórmulas de (a) cloreto de manganês(II); (b) fosfato de cálcio; (c) sulfito de alumínio; (d) nitreto de magnésio.

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a)

Cloreto de manganês (II), o elemento manganês é o cátion. O numeral romano (II) indica o número de oxidação do cátion é 2+. Portanto, o cátion será .

No cloreto de manganês (II), o cloro atua como ânion. Isto forma um ânion monoatômico como o nome cloreto do composto o qual termina com o sufixo “eto”. Portanto o ânion será .

Os íons devem combinar com cada outro íon de modo que as cargas se anulem, como um composto eletricamente neutro. Um tem uma carga 2+ enquanto que o íon terá uma carga 2-. Assim e serão combinados um com outro formando .

Portanto, a fórmula do composto cloreto de magnésio (II) é .

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b)

Em fosfato de cálcio, o elemento cálcio atua como o cátion. Cálcio pertence ao grupo 2 e possui uma carga 2+. Assim o cátion será . O íon fosfato atua como ânion. Este íon é um ânion poliatômico, portanto o ânion é .

Três íons cálcio terão uma carga de 6+ enquanto dois íons fosfatos terão carga 6-. Portanto, e combinarão um com outro para formar .

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c)

Sulfito de alumínio, o elemento alumínio está atuando como cátion. Alumínio pertence ao grupo 3. Então possui uma carga de 3+. Portanto, o cátion será . O íon sulfito está agindo como ânion. O íon sulfito é um ânion poliatômico. Portanto, o ânion é .

Dois íons alumínio terão carga 6+ enquanto que 3 íons sulfito terão carga 6-. Portanto, e serão combinados um com outro para formar juntos .

Assim sendo, a fórmula do composto sulfito de alumínio é .

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

d)

Nitreto de magnésio, o elemento magnésio está atuando como cátion. Magnésio pertence ao grupo 2. Portanto, tem uma carga de 2+. Assim, o cátion será . O átomo de nitrogênio pertence ao grupo 15 e tem uma carga de 3-. Portanto, forma um ânion monoatômico. Assim sendo, o ânion é .

Três íons magnésio terão uma carga de 6+ enquanto 2 íons nitreto terão carga 6-. Assim e serão combinados um com outro para formar .

Portanto, a fórmula para o composto nitreto de magnésio é .

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos