136
Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna E O Meio Ambiente - 5 ª Ed. - 2011

Peter AtkinsIBSN: 9788540700383

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +22.079

Exercício

O bécher da esquerda, abaixo, contém 0,50 m de CaCl2(aq) e o da direita, 0,50 m de Na2SO4(aq). Suponha que os conteúdos dos dois bécheres foram misturados. Faça um esquema do resultado.

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sabemos que ambos os frascos contêm (molar), ou seja, 0,5 mol de soluto por litro de solução de CaCl2 e Na2SO4, ambos em solução aquosa. Assim, ocorrerá uma reação iônica.

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, a dissolução de CaCl2 vai levar a formação de dois íons cloro () e um íon cálcio Ca2+. Já a dissolução de Na2SO4 vai levar a formação de dois íons sódio (Na+) e um íon sulfato ().

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desta forma, temos que os íons Na+ e Cl são muito solúveis em água, entretanto os íons sulfatos acompanhado dos íons metálicos do Grupo 2 da tabela são insolúveis em água devida a elevada energia de ligação entre cátion e ânion, uma vez que o primeiro apresenta valência +2, e o segundo valência 2. Assim, temos como resultado da mistura das duas soluções a presença de íons Na+ e Cl e os íons Ca2+ e formando o precipitado CaSO4 (equação abaixo).

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Tendo em vista que a estequiometria da reação é de 1 molécula de CaCl2 para 1 molécula de Na2SO4 e que a concentração de ambas são iguais, o volume de solução total é de 2 L.

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desta forma, em uma mistura dessa solução teremos a presença dos íons , Na+, bem como a formação do precipitado CaSO4.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.