30
Princípios de Termodinâmica Para Engenharia - 7ª Ed. 2013

Exercícios resolvidos: Princípios de Termodinâmica Para Engenharia - 7ª Ed. 2013

Michael Moran, Howard Shapiro IBSN: 9788521622123

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Pela lei zero da termodinâmica podemos dizer que dois corpos entram equilíbrio térmico quando algumas condições são satisfeitas. Os alimentos na geladeira ou no freezer são um exemplo disso. O freezer tem uma temperatura mantida, normalmente, em 0ºC ou inferior, para evitar a profusão de bactérias nos alimentos. Os alimentos guardados nesse compartimento, quando passado tempo suficiente, entram em “equilíbrio” com essa temperatura, ou seja, os alimentos estarão aproximadamente na mesma temperatura do freezer.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vale fazer algumas observações. Note que pela lei zero da termodinâmica também deveria aumentar sua temperatura, para ficar em equilíbrio com a temperatura ambiente (que geralmente é superior à temperatura do freezer). Isso não ocorre pelo fato que o mecanismo de refrigeração do freezer está gastando uma potência para se “afastar” desse equilíbrio. Desse modo, as temperaturas do freezer, e consequentemente, dos alimentos ali guardados, nunca é um valor fixo, mas sim um valor que flutua dentro de um intervalo.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Uma última observação deve ser feita. No interior dos alimentos, a temperatura pode ser um tanto mais elevada do que na superfície do mesmo, dependendo do “material” do alimento e de quanto tempo está guardado. O interior de um alimento pode ser levemente menos frio por causa do coeficiente de condutividade térmica.