20

Exercícios resolvidos: Princípios de Termodinâmica Para Engenharia - 7ª Ed. 2013

Michael Moran, Howard ShapiroIBSN: 9788521622123

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O coeficiente de arrasto aerodinâmico é um número adimensional que representa a resistência de um material, como um carro, em um meio fluido, como o ar. Quanto maior o coeficiente de arrasto aerodinâmico, maior é a resistência do objeto se mover no meio fluido.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Curiosamente, o coeficiente de arrasto de um carro de Fórmula 1 é cerca de 3 vezes maior que o coeficiente de carros comuns. Isso acontece por que a aerodinâmica para o carro de Fórmula 1 é calculada para gerar uma sustentação negativa, que é o que impede que o carro perca balanço nas curvas ou voe quando estiver a uma velocidade muito alta. É isso que faz com que o coeficiente de arrasto aerodinâmico seja maior que o de carros populares.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para aumentar esse coeficiente e dar maior sustentação aos carros, os engenheiros envolvidos na construção de um carro de Fórmula 1 utilizam alguns artifícios, como a utilização de aerofólios. Esses aerofólios agem como asas de um avião, mas ao contrário. Enquanto a asa dá sustentação ao voo, o aerofólio age no sentido oposto, utilizando a força do ar para manter o carro preso ao chão.

O passo a passo dos exercícios mais difíceis

12xR$ 29,90 /mêsCancele quando quiser, sem multa

E mais

  • check Videoaulas objetivas
  • check Resumos por tópicos
  • check Salve para ver depois
  • check Disciplinas ilimitadas
  • check Filtros exclusivos de busca