20

Exercícios resolvidos: Princípios de Termodinâmica Para Engenharia - 7ª Ed. 2013

Michael Moran, Howard ShapiroIBSN: 9788521622123

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +6.392

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

São feitas algumas perguntas acerca da exergia.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A exergia representa o trabalho máximo possível de ser obtido de um sistema, quando esse sistema interage com o ambiente e tende ao equilíbrio. Então, exergia pode ser considerada também como a energia disponível para ser utilizada em um sistema. Portanto, a exergia não pode ser negativa, uma vez que, quando o sistema interage com o ambiente e tende ao equilíbrio, a exergia começa em um valor determinado até alcançar o valor zero, que é quando existe equilíbrio entre o sistema e o ambiente.

Um sistema que existe em condições de temperatura e pressão abaixo do ambiente pode ter trabalho útil extraído por meio de um ciclo de Carnot, logo a exergia continua deste continua positiva.

Portanto, a resposta para a primeira pergunta é .

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Exergia é uma propriedade. Como toda propriedade, sua variação pode ser positiva, nula ou negativa. Portanto, a resposta para a segunda pergunta é .

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Quando não há irreversibilidades no sistema, a destruição de exergia é nula. Quando há irreversibilidades, é positiva. Portanto, a resposta é .

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.