Exercícios resolvidos: Química Geral e Reações Químicas - Vol. 2 - 9ª Ed. 2015
John C. KotzIBSN: 9788522118298Elaborado por professores e especialistas
Exercício
Velo cidades das Reações
(Veja Seção a 14.1 e os Exemplos 14.1–14.2.)
EXEMPLO 14.1
Velocidade da Reação
Problema Dados coletados sobre a concentração de um corante em função do tempo (Figura 14.1) são mostrados no gráfico a seguir. Usando esses dados, estimamos o valor da (a) velocidade média da variação da concentração de corante ao longo dos primeiros dois minutos, (b) velocidade média da variação durante o quinto minuto (a partir de t = 4,0 min a t = 5,0 min) e (c) velocidade instantânea em 4,0 minutos.
O que você sabe? A concentração de corante em função do tempo é apresentada como um gráfico. A partir dessa curva, você pode identificar a concentração de corante em um tempo específico.
Estratégia Para encontrar a velocidade média, calcule a diferença de concentração no início e no final de um período de tempo (∆c = cfinal − cinicial) e divida-a pelo tempo decorrido. Para encontrar a velocidade instantânea em 4 minutos, desenhe uma reta tangente ao gráfico no tempo especificado. O negativo da inclinação da linha é a velocidade instantânea.
Solução
(a) Velocidade média ao longo dos 2 primeiros minutos: a concentração do corante diminui de 3,4 × 10−5 mol/L em t = 0 minuto para 1,7 × 10−5 mol/L em t = 2,0 minutos. A velocidade média da reação nesse intervalo de tempo é
(b) Velocidade média durante o quinto minuto: a concentração do corante diminui de 0,90 × 10−5 mol/L em t = 4,0 minutos para 0,60 × 10−5 mol/L em t = 5,0 minutos. A velocidade média da reação nesse intervalo de tempo é
(c) Velocidade instantânea em 4,0 minutos: uma linha tangente à curva é traçada no tempo = 4,0 min. Dois pontos na linha são escolhidos e a inclinação da linha é calculada. A velocidade instantânea em 4,0 min é a negativa dessa inclina&a
Passo 1 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
As velocidades de uma reação são escritas em função da variação da concentração de reagentes ou de produtos, entretanto, quando se trata de desaparecimento, só podem-se utilizar reagentes.
Outra informação importante é que, na escrita de uma reação química, como a quantidade de reagente vai diminuindo ao longo do tempo, deve-se utilizar um sinal negativo, para garantir que a velocidade seja sempre positiva.
A velocidade de formação dos produtos é positiva e é apenas calculada em função da variação da quantidade de produto formado.
Passo 2 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
(a)
A velocidade de desaparecimento do ozônio é dada por:
Sendo R o reagente, então:
Passo 3 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
A velocidade de formação do produto é dada por:
Passo 4 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
Como P é o produto formado, então:
Passo 5 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
(b)
A velocidade de desaparecimento do HOF é dada por:
Passo 6 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
Passo 7 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
A velocidade de formação do produto é dada por:
Passo 8 de 8keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up
Como P é o produto, e temos dois produtos na reação, então, pode-se escrever duas equações para a velocidade, uma para a formação do HF e outra para a formação do O2, então:
E, também:
Navegar por capítulo
Aprenda agora com os exercícios mais difíceis
junte-se a outros estudantes
- +11 milhões
R$29,90/mês
Cancele quando quiser, sem multaAproveite também
- check Exercícios passo a passo
- check Resumos por tópicos
- check Disciplinas ilimitadas
- check Ferramentas para otimizar seu tempo