6
Química Orgânica - Vol. 1 - 4ª Ed. 2006

Exercícios resolvidos: Química Orgânica - Vol. 1 - 4ª Ed. 2006

Paula BruiceIBSN: 9788576050049

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.243

Exercício

O oxigênio tem três isótopos com número de massas 16, 17 e 18. O número atômico do oxigênio é 8. Quantos prótons e nêutrons cada um dos isótopos tem?

Passo 1 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora, vamos analisar o caso dos isótopos de oxigênio. Como sabemos que o número atômico do oxigênio é 8, ou seja, um átomo de oxigênio tem 8 prótons, podemos determinar quantos nêutrons existem nos isótopos de oxigênio a partir de suas massas atômicas. Assim, temos:

C:\Users\Victor Maia\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\untitled.png

Passo 2 de 2keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, todos os três isótopos de oxigênio têm 8 prótons cada, e seus números de nêutrons são 7 (isótopo de oxigênio cuja massa atômica é 15), 8 (isótopo de oxigênio cuja massa atômica é 16) e 9 (isótopo de oxigênio cuja massa atômica é 17).

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.