7
Redes de Computadores - 5ª Ed. - 2011

Exercícios resolvidos: Redes de Computadores - 5ª Ed. - 2011

Andrew Stuart TanenbaumIBSN: 9788576059240

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.348

Exercício

Imagine que você tenha treinado Bernie, seu cachorro São Bernardo, para carregar uma caixa de três fitas de 8 mm, em vez de um cantil de conhaque. (Quando seu disco ficar cheio, considere isso como uma emergência.) Cada uma dessas fitas contém 7 gigabytes. O cachorro pode viajar a seu lado, onde quer que você esteja, a 18 km/h. Para qual intervalo de distâncias Bernie terá uma taxa de dados mais alta que uma linha de transmissão cuja taxa de dados (excluindo o overhead) é de 150 Mbps? Como sua resposta mudaria se (i) A velocidade de Bernie dobrasse; (ii) a capacidade de cada fita fosse dobrada; (iii) a taxa de dados da linha de transmissão fosse dobrada.

Passo 1 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para resolver este problema, vamos colocar em prática nosso conhecimento sobre unidades de medida.

Passo 2 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Pelas informações dadas, temos que Bernie pode carregar três fitas com cada, totalizando . Considerando que a taxa de dados da linha de transmissão é de , devemos converter a quantidade de dados carregados por Bernie em megabytes. Assim, temos:

Passo 3 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Passo 4 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para calcularmos o tempo necessário para a transmissão de dados, em segundos, devemos dividir a quantidade de dados carregados pela velocidade da linha de transmissão. A resposta virá em minutos, logo precisaremos dividir o resultado por 60 para obter a resposta desejada. Assim, temos:

Passo 5 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, podemos afirmar que o tempo necessário para transmitir através de uma linha de transmissão de é de aproximadamente .

Passo 6 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Consideremos que a velocidade de Bernie é de . Convertemos esse valor em , dividindo-o por 60, temos:

Passo 7 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A quantidade de dados transferida é encontrada quando multiplicamos o tempo necessário para a transmissão pela velocidade da linha de transmissão, no caso Bernie. Logo, temos:

Passo 8 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Podemos afirmar, portanto, que para uma distância menor que Bernie terá uma taxa de transmissão mais alta que a linha mencionada.

Passo 9 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Se a velocidade de Bernie dobrasse, o valor máximo da distância viajada também dobraria, pois como pudemos observar na fórmula acima, a velocidade é diretamente proporcional à distância máxima viajada. Logo, a distância aumentaria para .

Passo 10 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Duplicando a capacidade de cada fita, a distância percorrida também duplicaria, porque o aumento na capacidade de cada fita provocaria o aumento na quantidade total de dados transferidos, resultado no aumento da distância. Logo, a distância aumentaria para .

Passo 11 de 11keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Duplicando a taxa de dados da linha de transmissão, o valor da distância seria dividido por dois, pois a taxa de dados da linha de transmissão é inversamente proporcional à distância. Logo, a distância diminuiria para .

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.