13
Redes de Computadores e A Internet - Uma Abordagem Top-Down - 6ª Ed. 2013

Exercícios resolvidos: Redes de Computadores e A Internet - Uma Abordagem Top-Down - 6ª Ed. 2013

James Kurose, Keith RossIBSN: 9788581436777

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.654

Exercício

Projete e descreva um protocolo de nível de aplicação para ser usado entre um caixa eletrônico e o computador central de um banco. Esse protocolo deve permitir verificação do cartão e da senha de um usuário, consulta do saldo de sua conta (que é mantido no computador central) e saque de dinheiro (isto é, entrega de dinheiro ao usuário). As entidades do protocolo devem estar preparadas para resolver o caso comum em que não há dinheiro suficiente na conta para cobrir o saque. Especifique seu protocolo relacionando as mensagens trocadas e as ações realizadas pelo caixa automático ou pelo computador central do banco na transmissão e recepção de mensagens. Esquematize a operação de seu protocolo para o caso de um saque simples sem erros, usando um diagrama semelhante ao da Figura 1.2. Descreva explicitamente o que seu protocolo espera do serviço de transporte fim a fim.

FIGURA 1.2 UM PROTOCOLO HUMANO E UM PROTOCOLO DE REDE DE COMPUTADORES

Passo 1 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para solucionar este Problema iremos fazer uso do conhecimento sobre protocolos do capítulo 1, tendo como base a seção 1.1.3. Assim, temos do livro que protocolos de rede são uma maneira de definir/especificar os formatos e a ordem das mensagens trocadas entre os sistemas presentes na rede, além de detalhar como estas mensagens devem ser transmitidas e/ou recebidas pelos participantes da rede. Sabendo disso, precisaremos criar nosso próprio protocolo para comunicação de um caixa eletrônico com um computador central em um banco. Desde já, vale ressaltar que para esta pergunta não existe apenas uma resposta correta, visto que o protocolo para esta atividade pode ser descrito de diversas formas e cada uma mesmo sendo diferente, poderá estar correta caso atenda o problema especificado.

Passo 2 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sabendo disso, a partir do enunciado vamos especificar aqui um protocolo que atenda as exigências do nosso problema. Assim, precisaremos ter mensagens que possibilitem a checagem do cartão e da senha do cliente, a requisição de consulta de saldo pelo cliente (saldo este armazenado no computador central do banco) e por fim, o saque de dinheiro pelo usuário.

Passo 3 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Primeiramente iremos definir o formato das mensagens enviadas do caixa eletrônico para o computador central e na sequencia serão definidas as mensagens enviadas do computador central do banco para o caixa eletrônico. Concluindo esta questão, abordaremos duas trocas de mensagens entre o caixa eletrônico e o computador central, sendo uma um caso aonde não teremos problemas para realizar a operação do cliente e em outro caso no qual o cliente não terá dinheiro suficiente para realizar sua transação.

Passo 4 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Passo 5 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desta forma, a tabela abaixo detalha cada mensagem que o caixa eletrônico envia para o computador central. Desta forma, teremos cinco mensagens possíveis que o caixa eletrônico poderá enviar computador central do banco para realizar as transações/consultas que o cliente deseja.

Passo 6 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Passo 7 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Formato da Mensagem

Descrição da mensagem

usuario <ID_usuario>

Esta mensagem informa ao computador central que um cartão foi inserido no caixa eletrônico, enviado o ID do cliente para o computador central

senha <senha_usuario>

Esta mensagem envia senha do usuário inserida no caixa eletrônico para o banco central

saldo

Solicita saldo do cliente ao computador central

saque <quantia>

Faz o saque de <quantia> reais na conta do cliente

fecha_conexao

Fecha conexão entre caixa eletrônico e computador central do banco

Da mesma maneira que descrevemos as mensagens do caixa eletrônico para o computador central iremos detalhar as mensagens que o computador central envia mensagens ao caixa eletrônico.

Formato da Mensagem

Descrição da mensagem

senha_usuario

Computador central solicita senha do cliente

operacao_OK

Computador central informa que foi possível realizar ultima operação do cliente

operacao_erro

Computador central informa que não foi possível realizar ultima operação do cliente

saldo <quantia>

Envia para o caixa eletrônico o valor de saldo <quantia> do cliente

fecha_conexao

Fecha conexão entre caixa eletrônico e computador central do banco, indicando esta atividade ao cliente através de uma mensagem no caixa eletrônico

Passo 8 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Picture 5Finalizando a descrição das mensagens do nosso protocolo para comunicação entre o caixa eletrônico e o computador central do banco, agora vamos ilustrar a troca de mensagens para o funcionamento sem erros do nosso sistema, ou seja, ocasião na qual nosso cliente irá sacar seu dinheiro após verificar o saldo e possuir saldo suficiente para sacar.

Passo 9 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Picture 7Além do que se pede na especificação, iremos mostrar também, da mesma forma que no passo anterior, uma situação na qual o cliente tenta sacar uma quantidade de dinheiro e não possui saldo suficiente. Ou seja, iremos descrever agora a troca de mensagens na qual ocorre um erro na operação do cliente. Desta forma, temos a seguinte troca de mensagens.

Passo 10 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Concluindo este problema, precisamos destacar alguns pontos importantes no transporte fim a fim das mensagens do nosso sistema. Como nosso protocolo esta na camada de aplicação e nosso sistema requer um nível elevado de segurança e confiabilidade devido ao fato de tratarmos de transações bancárias, precisamos contar com a segurança e confiabilidade das camadas mais inferiores da rede. Desta forma, é esperado que na camada de transporte, de rede, de enlace e física, que as mensagens transmitidas aqui sejam entregues de forma segura seja para o computador central ou para o caixa eletrônico. Com isso, a prioridade do nosso sistema não será o desempenho (claro que não podemos ficar uma hora no caixa tentando realizar um saque), mas sim segurança e confiabilidade.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.