40
Vetores e Geometria Analítica - 2ª Ed. 2014

Exercícios resolvidos: Vetores e Geometria Analítica - 2ª Ed. 2014

Paulo WinterleIBSN: 9788543002392

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +7.126

Exercício

Determinar uma equação vetorial da reta r definida pelos pontos A(2, −3, 4) e B(1, −1, 2) e verificar se os pontos  e D(−1, 3, 4) pertencem a r.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para determinar uma equação vetorial da reta r definida pelos pontos A (2, -3, 4) e B (1, -1, 2) e verificar se os pontos C (, -4, 5) e D (-1, 3, 4) pertencem a r, vamos inicialmente resolver cada item separadamente.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Equação vetorial da reta r: escolhemos um ponto de passagem, por exemplo, o ponto A, e então determinamos o vetor diretor: = B – A = (1 – 2, -1 –(-3), 2 – 4) = (-1, 2, -2).

A equação vetorial de r pode ser escrita, então, como:

(x, y, z) = (2, -3, 4) + t(-1, 2, -2)

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Agora vamos verificar se o ponto C pertence à reta r.

Para tanto, substituiremos as coordenadas de C na equação vetorial da reta e vamos checar se as três equações resultantes (uma para cada coordenada) na incógnita t (o parâmetro da equação vetorial de r) têm exatamente a mesma solução. Porque, se um mesmo valor de t satisfizer simultaneamente as três condições, isto significará que o vetor é de fato um múltiplo de e, sendo assim, implicará em que C pertence à reta determinada pelos pontos A e B (isto é, a reta r). Tomando as coordenadas de C:

= 2 – t => t = 2 - => t = -

-4 = -3 + 2t => 2t = -4 + 3 => t = -

5 = 4 -2t => 2t = 4 – 5 => t = -

Concluímos, assim, que C pertence à reta r.

Agora, faremos o mesmo procedimento com o ponto D. Substituindo as suas coordenadas na equação vetorial de r, e verificando os três valores de t que resolvem as três equações resultantes, temos:

-1 = 2 – t => t = 2 + 1 => t = 3

3 = -3 + 2t => 2t = 3 + 3 => t = 3

4 = 4 -2t => 2t = 4 – 4 => t = 0

Concluímos, assim, que D não pertence à reta r.

Exercícios resolvidos no Capítulo 5

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.