36
Vibrações Mecânicas

Exercícios resolvidos: Vibrações Mecânicas

Singiresu Rao IBSN: 9788576052005

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Dê respostas curtas para as seguintes questões.

Dê dois exemplos de maus e dois de bons efeitos da vibração.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Esta questão de revisão solicita que sejam citados dois exemplos de maus efeitos da vibração e dois exemplos de bons efeitos. Lembramos que o estudo das vibrações é muito importante, pois a maioria das atividades humanas envolve vibração de uma forma ou de outra. Por isso, vamos aos exemplos!

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Primeiramente, citamos dois exemplos de bons efeitos associados à vibração. O primeiro diz respeito ao modo como ouvimos, pois, a audição humana somente é possível através da vibração do tímpano pelas ondas sonoras que entram pelo ouvido externo. Além disso, existe dentro do ouvido médio humano todo um sistema de propagação de vibrações provenientes do tímpano, para que sejam transformadas em impulsos nervosos no ouvido interno.

Outro importante efeito positivo da vibração está relacionado aos processos de fabricação mecânica, em que se constatou que a vibração melhora a eficiência de certos processos de usinagem, fundição, forjamento e soldagem.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Em contrapartida, existem efeitos negativos que podem ser associados aos fenômenos de vibração. Dentre eles, citamos os terremotos, constituídos por enormes ondas de choque que se propagam a partir das movimentações (nem sempre harmoniosas) das placas tectônicas do planeta.

Um outro efeito negativo que pode ser associado às vibrações provém do desbalanceamento indesejado em motores e turbinas. Como motores e turbinas possuem movimentos rotacionais, qualquer desbalanceamento pode provocar grandes vibrações que afetam seu desempenho e a segurança das máquinas em que estão inseridos.