19
Vibrações Mecânicas

Exercícios resolvidos: Vibrações Mecânicas

Singiresu RaoIBSN: 9788576052005

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.252

Exercício

Ligue as afirmações correspondentes.

(1) Desbalanceamenio em motores a diesel.

(a) pode causar falha de turbinas e motores de aeronaves.

(2) Vibração em máquinas ferramentas durante corte de metal.

(b) causa desconforto em atividade humana.

(3) Vibração de pá e disco.

(c) pode fazer que rodas de loco motivas se afastem do trilho.

(4) Vibração induzida pelo vento.

(d) pode causar falha em pontes.

(5) Transmissão de vibração.

(e) pode dar origem a trepidação.

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para resolver esta questão, vamos colocar em prática nossos conhecimento sobre vibrações relacionando as afirmações das duas colunas. Vamos lá!

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Conforme vimos na seção 1.3, o desbalanceamento de motores a diesel, ou seja, a vibração excêntrica desses motores, pode afastar do trilho as rodas de locomotivas. Assim, relacionamos o sujeito 1 com a opção c.

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No processo de corte de metais, seja automatizado com o uso de máquinas ou manual com o auxílio de ferramentas, a vibração pode dar origem à trepidação. Como você sabe, a trepidação dificulta o manuseio da ferramenta pelo operador e prejudica o acabamento superficial. Logo, relacionamos a opção 2 com a alternativa e.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Você aprendeu que as pás e rotores de aeronaves giram em altíssimas rotações e, por isso, devem estar adequadamente balanceados. Caso contrário, sua vibração cíclica pode causar a falha das turbinas e motores dos aviões. Portanto, a opção 3 está associada com a letra a.

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No projeto de edifícios e torres altas, assim como de pontes extensas e flexíveis, você deve considerar as vibrações provenientes dos efeitos dinâmicos do vento. Caso a estrutura seja suficientemente flexível, ela pode ser excitada pelo vento em sua frequência natural, entrando em ressonância e podendo ser destruída. Um clássico exemplo é a ruptura da ponte Tacoma Narrows, durante vibração induzida pelo vento. Assim, concluímos que a opção 4 está associada com a letra d.

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Como você sabe, estamos cercados por equipamentos e máquinas que vibram. Como exemplo, podemos citar o motor de um carro e uma máquina de lavar. Caso as vibrações oriundas desses equipamentos sejam transmitidas para os seres humanos, eles podem sentir desconforto e diminuir sua produtividade em ambientes de trabalho. Logo, associamos a opção 5 com a letra b.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.