15
Vibrações Mecânicas

Exercícios resolvidos: Vibrações Mecânicas

Singiresu RaoIBSN: 9788576052005

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.992

Exercício

Dê respostas cunas ao seguinte:

Qual é a importância da medição de vibração?

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para respondermos a esta questão, vamos utilizar as informações apresentadas na sessão 10.1, a qual dá uma introdução à medição de vibrações. Vamos lá!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

De acordo com o exposto no enunciado do exercício, há diversas razões para se fazer a medição de vibração em um sistema. Entre eles, podemos destacar o uso de materiais mais leves na construção de máquinas e a operação das mesmas em velocidades mais altas as torna mais susceptíveis a vibração e consequentemente, a falhas.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Além disso, a definição da velocidade ótima de operação para evitar condições de ressonância e o projeto de isolamento de vibração ativa. Sem contar a determinação da sobrevivência (ou não) do equipamento, sob determinado nível de vibração. Vale ressaltar que o projeto de estruturas e máquinas resistentes a vibrações de terremotos ou oriundas de imperfeições de estradas ou da atuação do vento.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, podemos dizer que a medição de vibração é importante para o projeto de estruturas resistentes ou para precaução de danos devido a vibrações.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.