19
Vibrações Mecânicas

Exercícios resolvidos: Vibrações Mecânicas

Singiresu RaoIBSN: 9788576052005

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.252

Exercício

Dê respostas curtas ao seguinte:

Defina os coeficientes de influência de inflexibilidade e rigidez. Qual é a relação entre eles?

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para respondermos essa questão, vamos utilizar os conhecimentos adquiridos nas sessões 6.4.1 e 6.4.2, a respeito dos coeficientes de influência de rigidez e flexibilidade.

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A sessão 6.4.1 do livro-texto trata dos coeficientes de influência de rigidez. De acordo com a definição, o coeficiente de rigidez é a força no ponto devido a um deslocamento unitário no ponto , quando todos os outros pontos, exceto , são fixos.

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A sessão 6.4.2 do livro-texto trata dos coeficientes de influência de flexibilidade. Pela definição, o coeficiente de flexibilidade é a deflexão no ponto provocada por uma carga unitária no ponto .

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Podemos perceber a relação entre as matrizes dos coeficientes de rigidez e de flexibilidade ao fazermos uma análise das equações 6.13 e 6.17 do livro-texto. Ao fazer isso, notamos que a matriz dos coeficientes de rigidez é o inverso da matriz dos coeficientes de flexibilidade, com a recíproca verdadeira. Logo,

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, o coeficiente de rigidez é a força no ponto devido a um deslocamento unitário no ponto , quando todos os outros pontos, exceto , são fixos. O coeficiente de flexibilidade é a deflexão no ponto provocada por uma carga unitária no ponto . Esses coeficientes estão relacionados de forma que suas matrizes são a inversa uma da outra.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.