Buscar

Como é composta a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?

💡 3 Respostas

User badge image

Monica Correia

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um documento contábil que as companhias fazem para evidenciar alterações em seu patrimônio líquido. Tal demonstração não é obrigatória por lei, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que as empresas de capital aberto a elaborem e publiquem.

A demonstração registra a movimentação dos recursos da empresa — expondo de forma clara de onde eles vêm e para onde eles vão durante o exercício. Essa determinação se encontra na instrução n. 59/1986.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) tem como objetivo evidenciar as variações ocorridas em todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido (PL) em um determinado período, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.

De modo geral, a preparação da DMPL consiste na representação das contas do patrimônio líquido, das quais fazem parte o capital social, como reservas de capital, de lucro, de reavaliação e das ações de tesouraria), além dos lucros e prejuízos acumulados.

Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido

A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações: (Alterado pela Revisão CPC 11)

(a) o resultado e os outros resultados abrangentes do período, demonstrando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e a participação dos não controladores;

(b) para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou correção retrospectiva reconhecida de acordo com a Seção 10 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro;

(c) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação entre o saldo no início e no final do período, evidenciando separadamente as alterações decorrentes:

(i) do resultado do período;

(ii) de outros resultados abrangentes; (Alterado pela Revisão CPC 11)

(iii) dos valores de investimentos realizados pelos sócios e dividendos e outras distribuições para eles na sua capacidade de sócios, demonstrando separadamente ações ou quotas emitidas de transações com ações ou quotas em tesouraria; de dividendos e outras distribuições aos sócios; e de alterações nas participações em controladas que não resultem em perda de controle. (Alterado pela Revisão CPC 11)



2
Dislike0
User badge image

Mikael Nascimento

RDBRSSDV

0
Dislike0
User badge image

Rosanna Souza

A colega respondeu tudo
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais