Buscar

O que é alongamento e qual seu beneficio?

💡 2 Respostas

User badge image

Alex Lima Bezerra

1 Melhora a postura corporal

A postura é um fator muito importante para a nossa qualidade de vida. Quando está inadequada, ela pode prejudicar inúmeros processos de nosso organismo, afetando as vértebras e músculos e causando muita dor.

Além disso, melhorá-la ajuda bastante em fatores como a concentração e na performance em atividades físicas (algo que também é favorecido pela flexibilidade). De modo geral, os alongamentos podem ajudar bastante nesse ponto.

2. Ajuda a relaxar e reduz o estresse

O estresse é um dos problemas mais graves enfrentados pela sociedade atualmente. Por isso, alongar é uma boa estratégia para reduzir os sintomas e efeitos dessa situação.

Seja pela redução da tensão muscular, que costuma se intensificar em momentos estressantes, ou pela proximidade dessa prática com a meditação, uma coisa é certa: alongar vai deixá-lo emocionalmente mais tranquilo.

3. Ativa a circulação sanguínea

Problemas com a circulação também são bastante comuns em nossa população. Eles prejudicam, pouco a pouco, o funcionamento de todo o organismo, cujos tecidos necessitam de oxigênio para funcionar.

Uma maneira de evitar esse problema é fazer alongamentos periodicamente, já que essa movimentação estimula a circulação nos músculos. Assim, as dores musculares são reduzidas e o corpo todo é beneficiado.

4. Melhora a qualidade do sono

Estar mais tranquilo e menos estressado é excelente para o sono. Infelizmente, a rotina caótica em que vivemos pode fazer com que os padrões da hora de dormir sejam severamente prejudicados.

Alongar antes de deitar, por exemplo, faz muito bem para o nosso corpo, preparando-o para relaxar definitivamente durante o sono. E o melhor é que cinco minutinhos já são o suficiente!

5. Aumenta a flexibilidade

Quando feito com regularidade, o alongamento auxilia no aumento da flexibilidade, algo crucial para a qualidade de vida. Além de ajudá-lo a realizar as tarefas do dia a dia com mais facilidade, ser mais flexível evita lesões e uma série de problemas.

Outra vantagem de trabalhar a flexibilidade é prevenir os problemas que surgem com o envelhecimento. Dessa forma, os efeitos do ano sobre o organismo daqueles que se alongam são menos intensos.

0
Dislike0
User badge image

Carol Toledo

Além da flexibilidade e do aumento dos movimentos, o alongamento é uma ótima forma de começar uma atividade física, uma vez que prepara a musculatura para o exercício, o que reduz chances de lesão muscular e dores após a malhação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais