A maior rede de estudos do Brasil

A respeito ao lugar do crime no CP, qual a teoria adotada?

Direito Penal I

FAMINAS-BH


10 resposta(s)

User badge image

Gislaine Rebeca

Há 3 dias

CPB - Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

“Tarefa importante para possibilitar a adoção do princípio da territorialidade, suas exceções, e definir, enfim, os demais princípios reguladores de competência e jurisdição” e várias são as teorias que “procuram definir o lugar do crime”. (BITENCOURT, Comentado, 2004, p. 18).

Tema importante para fixar qual a competência para o julgamento do crime. Fixar competência significa atribuir à autoridade competente a função de apurar e de julgar o delito.

Algumas teorias buscam estabelecer o “lugar do crime”, como a teoria da atividade ou da ação; a teoria do resultado, do evento ou do efeito; e, a teoria da ubiquidade ou mista.

LUGAR DO CRIME - TEORIA DA ATIVIDADE

Também com o nome de “teoria da ação”, o lugar do crime é aquele em que ocorre a conduta (dolosa ou culposa). Local onde se pratica a ação ou omissão.

LUGAR DO CRIME - TEORIA DO RESULTADO

O lugar do crime é aquele em que o resultado foi produzido, não se importando o local da ação ou da omissão. Recebe  também o nome de teoria do evento ou do efeito.

LUGAR DO CRIME - TEORIA DA UBIQUIDADE OU MISTA

Refere-se como lugar do crime aquele em que ocorre a conduta (dolosa ou culposa) ou é aquele em que o resultado foi produzido e esta é a teoria adotada pelo Código Penal.

LUGAR DO CRIME - DIFERENÇA COM O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

O Código de Processo Penal em seu artigo 70 fixou a competência pela Teoria do Resultado, ou seja, estabeleceu ser competente o local onde o delito se consumou.

User badge image

Raphael Freitas

Há 3 dias

Sem enrolação é a teoruia da Ubiquidade, ou seja o crime acontece sempre em dois lugares , no lugar da ação e no do resultado.

Não confunda com o o tempo do crime que sempre é no momento da atividade criminosa.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes