Buscar

Como definir um capital social?

💡 3 Respostas

User badge image

Monica Correia

capital social é o valor integralizado ou à integralizar investido pelos sócios, podendo ser por meio de ações ou quotas, devendo ser previamente mencionado no contrato social da empresa.

Em termos de contabilidade, o capital social é o valor investido pelos sócios para o pontapé inicial dos negócios. Independentemente da atividade da empresa, é necessário ter um valor determinado para comprar os itens básicos para a abertura do empreendimento.

Esse investimento se dá desde a compra de material de expediente, compra de móveis, compra de matéria-prima ou até mesmo para o pagamento do aluguel. Como o retorno do investimento só ocorre após o início das atividades é por meio do capital social que a empresa começa a dar seus primeiros passos.

Ele serve também para garantir a solvência do empreendimento, ou seja, a capacidade de pagar suas dívidas em caso do recesso das atividades empresariais, aliado a responsabilidade de cada sócio, conforme a classificação do modelo empresarial.

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Roman

Capital Social é o investimento que será colocado a disposição da empresa por cada um dos sócios, seja bens financeiros ou bens materiais.

0
Dislike0
User badge image

Lilian Nassiff

É o investimento feito pelos sócios na própria empresa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais