Buscar

Quais atividades podem ser feitas para desenvolver o vocabulário infantil?

💡 5 Respostas

User badge image

Ingrid Rodrigues

1. Fale sobre objetos e acontecimentos que interessem à criança

2. Tenha muitas conversas com a criança

3. Interaja continuamente com seu filho

4. Use várias palavras para descrever o mundo


1
Dislike0
User badge image

R.B.L Dance Crew

1. Leitura e histórias

O contato desde cedo com a literatura é muito benéfico para as crianças. Ler histórias infantis, apresentar livros com letras grandes e ilustrações ajuda também a aguçar o interesse do pequeno em aprender a ler e descobrir mais sobre o mundo da literatura.

Além de contar com os livros, invente histórias para a criança, conte histórias com desenhos ou reúna alguns objetos ao redor para formar uma pequena história com eles, incentivando a criança a fazer o mesmo.

2. Desenhos e associações

Jogos simples, cartas grandes e com desenhos de animais, lugares e objetos, por exemplo, podem ajudar muito no desenvolvimento das habilidades linguísticas.

Mesmo quando a criança ainda não consegue se expressar, tente mostrar cartas, repetir os nomes e fazer o pequeno apontar para o cartão certo ao dizer o nome ou fazer uma descrição do objeto. O nível de dificuldade da brincadeira deve estar de acordo com a idade da criança.

3. Poesia e rimas

O mundo das rimas e poesias são excelentes formas de trabalhar a linguagem, além da música. Cantarolar com rimas, desafiar o pequeno a fazer o mesmo e apresentar vocábulos compatíveis para a criança é uma maneira de avançar no processo de absorção de novos conhecimentos.

4. Vocabulário

Quando a criança ainda é um bebê, é muito importante que os pais se esforcem para que o pequeno interaja com objetos e possa absorver o máximo de vocabulários. Aponte para os objetos e repita o nome, você poderá se surpreender com a rapidez que a criança consegue memorizar novas informações.

Para os pais interessados em desenvolver habilidades em idiomas estrangeiros, vale todo o tipo de brincadeira. Se você é fluente em outro idioma, converse com a criança neste idioma, mostre desenhos animados em língua estrangeira, apresente vocabulários e repita com frequência nomes de objetos.

Rotina

Para que o desenvolvimento da linguagem seja conduzido de forma próspera, é importante que as brincadeiras estejam inseridas na rotina da criança. Se for difícil trabalhar a linguagem de forma natural, escolha uma hora do dia ou alguns momentos fixos durante a semana para por as brincadeiras em prática.


1
Dislike0
User badge image

kelly silva

incentivar o desenvolvimento da fala com atividades lúdicas; realizar a leitura de histórias para ampliar o vocabulário e desenvolver o imaginário infantil; promover trabalhos musicais para a criança desenvolver ritmo e coordenação motora;

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais