Buscar

O que é perversão para Psicanálise e quais os sintomas?

💡 3 Respostas

User badge image

Jessica Laiany

É importante considerar que o sintoma no perverso não causa sofrimento, mas sim prazer. Na estrutura perversa o sintoma é a sensação de trinfo. O indivíduo não procura ajuda psicoterapêutica em função dos sintomas, mas das perdas significativas advindas da própria estrutura.
1
Dislike0
User badge image

Jaqueline Alves

A perversão é um desvio de comportamento, apontado pela psicanálise como um dos tripés das psicopatologias, juntamente com a neurose e psicose. Popularmente, o termo é utilizado para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo.

A perversão estrutura-se sobre uma vontade de transgredir a ordem natural das coisas, de perturbar a norma social. Seria sim um fenômeno sexual, mas também social, físico, político e estrutural. Neste artigo tratamos de definir a doença e seus sintomas. Os sintomas podem variar de acordo com o paciente e, obviamente, com o tipo de perversão. Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior.

Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas sexuais entendidas como "desvios".

A perversão não tem cura. O tratamento psicoterapêutico consiste em desarticular os sintomas, para que a pessoa perca essa sensação de gozo e prepotência. Quando o acompanhamento é efetivo, o quadro se estabiliza e se controla.

1
Dislike0
User badge image

Bruna Torres

?????


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais