Buscar

Quais elementos que compõem o fato típico?

💡 17 Respostas

User badge image

Edmar Junior

Fato típico, portanto, pode ser conceituado como ação ou omissão humana, antissocial que, norteada pelo princípio da intervenção mínima, consiste numa conduta produtora de um resultado que se subsume ao modelo de conduta proibida pelo Direito Penal, seja crime ou contravenção penal. Do seu conceito extraímos seus elementos: conduta, nexo causal, resultado e tipicidade.

1º - CONDUTA É o comportamento humano voluntário e consciente dirigido a uma finalidade (Teoria Finalista de Hans Welzel). 

2º - RESULTADO Da conduta (ação ou omissão sem a qual não há crime) podem advir dois resultados: Naturalístico (presentes em algumas infrações penais) e o Normativo (presente em todas as infrações penais)

3º - NEXO CAUSAL OU NEXO DE CAUSALIDADE Nexo causal (Relação de causalidade ou nexo de causalidade) é o vínculo entre a conduta e o resultado. O estudo da causalidade busca aferir se o resultado pode ser atribuído, objetivamente ao sujeito ativo, como obra de seu comportamento típico. O nexo de causalidade encontra previsão no nosso ordenamento jurídico, no art. 13, caput, do nosso Código Penal, que dispõe: Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. O Código Penal adotou, em seu art. 13, a Teoria da Equivalência dos antecedentes Causais, também chamada de Teoria da Causalidade Simples ou Teoria da Conditio Sine Qua Non.

4º - TIPICIDADE Para a doutrina tradicional a tipicidade se referia tão somente a Tipicidade Formal (enquadramento do fato a um tipo penal previsto em lei). Deste modo, aquele que subtrai um pacote de bolacha de um supermercado praticava conduta típica, ajustando seu comportamento à norma prevista no art. 155 do CP "subtrair para si ou para outrem coisa alheia móvel".

2
Dislike0
User badge image

Felipe Carvalho

Conduta
Antijuridico
1
Dislike0
User badge image

Flávia Rocha

A conduta, o resultado, o nexo causal entre a conduta e o resultado e a tipicidade.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais