Buscar

FARMACOGNOSIA

“Como metabólitos secundários, os taninos são compostos fenólicos de grande interesse econômico e ecológico. Apresentam solubilidade em água e peso molecular compreendido entre 500 e 3000 Dalton, possuindo a habilidade de formar complexos insolúveis em água com proteínas, gelatinas e alcaloides.

Tais compostos são responsáveis pela adstringência de muitos frutos e produtos vegetais, devido à precipitação de glucoproteínas salivares, o que ocasiona a perda do poder lubrificante. Pesquisas sobre atividade biológica dos taninos evidenciaram importante ação contra determinados microrganismos, como agentes carcinogênicos e causadores de toxicidade hepática. Estes últimos efeitos, sem dúvida, dependem da dose e do tipo de tanino ingerido.” (MONTEIRO, J. M. et al. Taninos: uma abordagem da química à ecologia. Química Nova, v. 28, n. 5, p. 892-896, 2005.)

Os taninos importantes metabolitos secundários e desempenham diferentes funções biológicas importantes. Marque a alternativa que descreve corretamente características sobre os taninos.

  1. Taninos constituem o terceiro composto bioquímico produzido pelo tecido vegetal vascular mais abundante, ficando atrás da celulose e hemicelulose 
  2. Os taninos formam complexos moleculares exclusivamente com proteínas.
  3. Os taninos são definidos como como compostos fenólicos solúveis em água com peso molecular superiores a 4000 daltons.
  4. Os taninos geralmente diminuem a absorção de alguns nutrientes pelo corpo, por esse motivo são conhecidos como antinutrientes.
  5. Os taninos são encontrados em um baixas quantidades e são restritos a poucas espécies de plantas


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados