Buscar

Criminologia

O pensamento de EMILE DURKHEIM pode ser considerado a origem da ruptura e revisão crítica com a Criminologia de orientação biológica e caracteriológica? Por quê?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o pensamento de Émile Durkheim pode ser considerado como uma origem da ruptura e revisão crítica com a criminologia de orientação biológica e caracteriológica. Durkheim foi um dos principais sociólogos que contribuíram para a compreensão do crime e da criminalidade a partir de uma perspectiva sociológica. Ele argumentava que o crime não era apenas um fenômeno individual, mas também um fenômeno social, influenciado pelas estruturas e normas sociais. Durkheim enfatizava que o crime era uma parte inevitável da vida em sociedade e que sua existência tinha uma função social. Ele acreditava que o crime servia para reforçar a coesão social, pois quando um crime ocorria, a sociedade se unia em torno da punição do infrator, reafirmando seus valores e normas compartilhados. Essa abordagem sociológica de Durkheim representou uma ruptura com as teorias criminológicas anteriores, que tendiam a enfatizar fatores biológicos e individuais na explicação do crime. Durkheim argumentava que a compreensão do crime deveria ser baseada na análise das relações sociais, das estruturas sociais e das normas culturais. Portanto, Durkheim contribuiu para uma revisão crítica da criminologia de orientação biológica e caracteriológica, ao propor uma abordagem sociológica que considerava o crime como um fenômeno social complexo, relacionado às estruturas e dinâmicas sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais