Buscar

O que é flutter atrial? Qual a diferença entre ele e a fibrilação atrial?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Bom dia, siga meu perfil será de grande ajuda para mim, aliás tenho também um resumo sobre ECG e outros resumos do curso de medicina.

Resposta:

Flutter atrial: Ativação do flutter atrial é mais regular, porém mais rápida; sendo que as ondas P aparecem em uma frequência de 150 a 250bpm; geralmente é desencadeada por estímulo reentrante próximo ao anel da valva tricúspide. No flutter atrial a despolarização atrial ocorre de maneira tão rápida que a linha de base se eleva e abaixa continuamente, registrando as ondas F; em algumas derivações como DII e DIII resultam no padrão "dente de serra". Devido as propriedades refratárias do nó AV, nem todos os impulsos resultam em complexos QRS, resultando em bloqueios sendo o 2:1 o mais comum; mas bloqueios 3:1 e 4:1 também são frequentes. Os fatores de risco: HAS, obesidade, DM, distúrbios eletrolíticos, intoxicação alcóolica, drogas (anfetaminas e cocaína), doenças pulmonares (DPOC, TEP), tireotoxicose e demais cardiopatias. As manifestações clínicas: dispneia, angina e pode precipitar a ICC.


Fibrilação atrial: Atividade atrial é caótica e a frequência de despolarização pode chegar em torno de 500 impulsos por minuto. Isso ocorre porque existem múltiplos focos reentrantes disparando de forma aleatória. Não observa-se onda p verdadeira, na linha de base visualiza-se um padrão de achatamento ou discretamente ondulada. O nó AV regula a passagem dos impulsos, mas em um padrão irregular de geração de complexos QRS, ou seja, frequência ventricular irregular (em torno de 120 a 180bpm) ou bem mais lenta. Portanto, esse padrão irregular dos complexos QRS, na ausência de ondas P é indicativo de fibrilação atrial. É uma arritmia sustentada e comum na população; as causas são as mesmas que do flutter atrial, enfatizandose eventos agudos como IAM, TEP, pericardite, tireotoxicose; apneia obstrutiva do sono. Sintomas: dispneia, palpitação, dor torácica, tontura; pode ser assintomática. Consequências: átrio não contrai e sim treme; formação de coágulos (risco de AVC aumentado, principalmente quando se somam os fatores de risco, além de embolia das artérias coronárias, artérias mesentéricas e etc).

Nesse meu resumo, você poderá visualizar as fotos dos padrões de Flutter atrial e da FA (https://www.passeidireto.com/lista/101235636-cardiologia/arquivo/98324019-resumo-ecg-basico-ecg-comentados-ao-final)

Se puder me seguir e curtir meus resumos será de grande ajuda.

Espero ter ajudado também, abraços.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais